mobilidade

VÍDEO: localidade de Banhados, no distrito de Santa Flora, terá uma nova ponte

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Os moradores de localidade de Banhados, em Santa Flora, distrito de Santa Maria aguardam há anos por uma nova ponte que conecta a região a São Gabriel. A espera pode estar perto do fim, porque nesta quarta-feira, executivo municipal se reuniu com a assessoria do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) e foi comunicada a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção de uma nova ponte na localidade.


Um projeto que prevê uma nova ponte, feita de concreto, já foi elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas a construção não deve começar de imediato. Conforme o assessor do senador Heinze, Gerônimo do Amaral, a previsão é que o repasse da emenda seja oficializado até o fim de fevereiro e que os recursos sejam depositados até junho.

Em entrevista à CDN Amaral, comentou que a comunidade tem queixas sobre a estrada e a ponte, principalmente em período de cheia, e quanto a questão da safra

- É uma volta que os produtores precisam fazer, que é muito grande para vir a Santa Maria. Essa volta para eles é um custo.

Ainda segundo Amaral, há sinalização positiva de outros parlamentares, como o deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS) para a construção da ponte.

O agricultor Diego Chaves Gonçalves, 30 anos, reside no distrito de Santa Flora, e diz que a ponte estava esquecida pelo poder público.
- A ponte é pouco segura. Esse ano a colheita vai ser pouco, então pode dar menos problemas para quem cruza por ele de caminhão - diz

Pela quarta semana, todas regiões do Estado têm alerta para disseminação da Covid

Gonçalves também conta que em épocas de fortes chuvas, acontecem enchentes que interditam a ponte.

De acordo com o agricultor Ezequiel Fernandes Dias, 43, a ponte é esperada pela população local há anos: 

- O município é grande e há muito tempo já deveria ter sido feita a ponte nova. Muitos produtores precisam dela para escoar a safra.

Também a CDN, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), já foi feito um projeto das partes que dão estrutura a ponte:

- Estamos avançando. Queremos o quanto antes licitar essa obra. Eu achava que não íamos começar antes do ano que vem, mas acho que até o final de 2021, já vai estar licitada. Não tenho noção do prazo de conclusão da obra - afirmou.

A ponte atual é feita de madeira tem 70 metros de comprimento e por vezes foi reconstruída com a ajuda dos próprios moradores, ou por equipes da prefeitura, como ocorreu no mês de dezembro, quando vigas e travessas foram substituídas. 

*Gabriel Marques

**Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: pela primeira vez, residência em Cirurgia Geral no Husm forma turma exclusivamente feminina Anterior

VÍDEO: pela primeira vez, residência em Cirurgia Geral no Husm forma turma exclusivamente feminina

Próximo

Investimento de R$ 2,6 milhões é feito em obras de recuperação na ERS-348

Geral